Tema 188 - ASSOMBRO
BIOGRAFIA
OLHOS AZUIS
Doca Ramos Mello

V. Exa. Metalurgíssima não se cansa de causar assombro naqueles que o ouvem! Vira e mexe e faz uma revelação de valor histórico...

Dois pontos. Preciso esclarecer isso de "histórico".

O termo se aplica pelo teor de descoberta, de revelação com que nos brinda sempre que tem a seu alcance um microfone, um gravador, uma câmera de televisão. Não que ele faça questão disso tudo, longe dele, mesmo porque é um homem discreto, modestíssimo, para ser honesta nem mesmo aprecia ser apontado como o grande conhecedor que realmente é, não só das verdades históricas, mas ainda de verdades geográficas, verdades científicas, verdades gramaticais, regenciais e fonéticas, etc., verdade é com ele e ninguém tasca.

(Foi substancial para os compêndios escolares, para dar alguns pequenos exemplos, quando V. Exa. Metalurgíssima descobriu que a África era limpinha, pois até seu pronunciamento, muita gente apostava que o continente africano seria mil vezes mais imundo que banheiro feminino de baile de carnaval; quando ele lançou a belíssima expressão "acredito de que" houve até um movimento intelectual português para dar a ele algum tipo de prêmio, mas a idéia foi abortada porque, na época, o túmulo de Camões amanheceu revirado e isso se tornou um problema mais urgente para os lusitanos; tem a coisa da logística galinhal, o uso do termo "menas"... Enfim, sua contribuição para as áreas do conhecimento é enorme).

Voltando à vaca fria...

Pois bem. Depois do mais recente discurso histórico de V. Exa. Metalurgíssima, quando ele deitou luzes e lentes grossas sobre a crise financeira mundial, apontando com sua flecha certeira as "pessoas brancas de olhos azuis" como as grandes culpadas, houve um burburinho na igreja católica por conta da representação de Jesus Cristo (Aquele com cuja família tanto se assemelha a família do cabra), sempre com esta descrição inequívoca, ou seja, branco de olhos azuis, chiii...

De acordo com o Vaticano, a afirmação não procede, pois Cristo era despojado, trajava-se com vestes humildes e tinha de seu somente um cajado e olhe lá, portanto a rigor um homem desse não pode ser envolvido em escândalo financeiro de tipo nenhum. V. Exa. Metalurgíssima poderia argumentar que de repente São José, que era marceneiro... O cabra é capaz de associações tão sagazes que ninguém duvida de sua capacidade para enredar José, Maria, Isabel, a família todinha do Filho do Homem, aguardem...

A afirmação de V. Exa. Metalurgíssima repercutiu internacionalmente. De Nova York, manifestou-se a família de conhecido cantor de fama mundial, apelidado de "Olhos Azuis", com uma nota divulgada na imprensa:

"Nós, do clã Sinatra, repudiamos veementemente a declaração do presidente da Argentina porque nunca, never, nosso ilustre parente esteve mancomunado com crise financeira de porte nenhum, no máximo esteve enrolado com a máfia, pelo menos era o que diziam dele, mas nem isso está provado, deve ser fofoca. E ele ficou muito rico e nem teve tempo de aproveitar a grana que ganhou, a gente está aproveitando por ele. Além disso, se estivesse vivo, temos certeza de que ele próprio cantaria: 'This is not my way', portanto não se pode mexer com 'The Voice', colocando-o nessa encrenca".

Já a apresentadora Xuxa Meneghel se defende do ataque exibindo os números de sua fundação. Ilariê à parte, ela considera que é tão bom, bom, bom, bom ser branca de olhos azuis porque foi por isso que conquistou Pelé, oras. E que daí p'ra frente, jamais ouviu falar em crise financeira, imagina, a carreira dela é promissora, mesmo alienando crianças e fazendo aquele tipo beicinho, argh...

E Daniel Dantas, o que diz a respeito? Ele ri. Dantas tem muito bom humor.

Aqui em casa, nós estamos entre mais ou menos preocupados, remediadamente tranqüilos e um tanto na moita porque temos uma filha loira de olhos verdes. A lei jamais se preocupou em colocar nossa filha ao abrigo da mesma proteção dada aos afrodescendentes, de sorte que fazer piada de loira burra pode e deve, todo mundo acha engraçadíssimo, assim como chamar a menina de lagartixa ou leite azedo também é perfeitamente legítimo, então nós já nos habituamos a esta situação. Agora, porém, nos preocupa o fato de ela ter olhos verdes. Será que V. Exa. Metalurgíssima vai descobrir, uma hora dessas, que os brancos loiros de olhos verdes foram os verdadeiros culpados pela quebra da bolsa de Nova York em 29? Ou que o Corinthians sofreu aquela queda horrorosa recente também por conta da turma da nossa filha? Quem sabe foi uma pessoa branca de olhos verdes a trair Tiradentes durante a Inconfidência Mineira? Ou mesmo por trás de Canudos? Na celeuma sobre Robinho ter estuprado uma moça em balada londrina? Na derrota de Marta Suplicy para a prefeitura de São Paulo?

Esse negócio de não ser negra ou índia ainda vai trazer muitos dissabores para minha filha, tenho certeza disso, mas eu já estou dando a ela armas para se defender dos ataques e até mesmo arrumar umas cotas... Como assim? Minha avó materna, portanto bisavó dela, era mulata clara. Dessa forma, a loira aqui de casa pode se intitular negra sem pestanejar e exigir tratamento diferenciado. Já providenciei o histórico familiar e uma foto de vovó, que morreu feliz aos 92 anos, para minha filha exibir juntamente com suas reivindicações.

Mais uma coisinha: pretendo fazer um abaixo-assinado para que seja elaborada uma lei semelhante à Afonso Arinos só para os loiros - está mais que na hora de essa parcela da população brasileira ser considerada uma raça nossa, com direito a cotas, ora essa! Depois, será criada a revista Raça Loira, alguém organizará a Passeata do Orgulho Loiro, estilistas desenharão camisetas sob o tema Só Loiro Sem Preconceito, essas coisas. Ou seja, de qualquer lado da questão, minha filha vai ficar bem na foto - nada mais brasileiro que pertencer à raça brasileira, né?

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor