O PODER DA MÍDIA
Valéria Vanda de Xavier Nunes
 
 

É engraçado como a mídia televisiva tem o "poder de mudar" a vida de pessoas comuns, assim...de uma hora para a outra, com a velocidade de um meteoro. Pessoas que sempre foram anônimas, que nunca sonharam, aliás, muitas até dizem que sempre sonharam...em mudar suas vidinhas humildes, muitas vezes até medíocres, de repente, como num passe de mágica tornam-se conhecidas não só nacional como internacionalmente.

É de arrepiar não!?

O que me leva a escrever sobre isso, é ver a enxurrada de outdoors espalhados por todos os recantos da cidade e nas rodovias, de belos rapazes e moças que há poucos meses atrás ninguém conhecia. O interessante, é que elas mesmas, em entrevistas dadas após a "fama," falam que vendiam vassouras de porta em porta em suas cidades natal - na maioria cidades do interior - outras dizem que eram sacoleiras, ou trabalhavam em postos de gasolina como "bombeiras" e por aí vai. Tudo bem, que maravilha que elas tinham os seus empreguinhos. E, de repente, graças aos "seus esforços", "à garra" de cada uma e ao "poder da mídia", rápido como o plim...plim... da televisão elas todas estão lá, em todas as cidades grandes ou pequenas do país; espalhadas em outdoors, emprestando a sua imagem não mais para vender vassouras, nem roupinhas sem "marca", ah! não! Alto lá, agora elas vendem apenas produtos de beleza ou roupas de marca. Agora elas são celebridades; de uma hora para outra tornam-se apresentadoras de TV, transformam-se de repente, nas moças mais bonitas, mais magras, mais desejáveis, mais cultas do mundo; recebem tratamento vip nos locais onde chegam; convites para entrevistas nos programas de televisão, ah!sim! de repente também, viram atrizes de novelas, contracenando com atores e atrizes famosíssimos. Pode uma coisa melhor do que essa? E os salários, ah! Jesus! Os salários....É de deixar qualquer um com inveja não?

É isto aí gente. É assim este nosso país, bonzinnnnnho com alguns!. Enquanto isso, milhares de profissionais competentes estão também aí, espalhados por esse Brasil a fora, lutando com unhas e dentes para serem reconhecidos por seus méritos. Este é o nosso país, onde o que conta é o imediatismo, é um corpo bonito e escultural, uma cara bonitinha, um cabelo lisinho e louro; e a inteligência, a educação, a cultura, estas coisas não contam, "isto é conversa fiada para boi dormir". O que interessa é que os cofres de alguns fiquem cada vez mais cheinhos e o resto, ora, o resto é o resto.

Como diz o velho ditado : "Quem tiver fama que deite na cama".