ATÉ QUANDO...
Valéria Vanda de Xavier Nunes
 
 

Não sei se já aconteceu o mesmo com você caro leitor, mas ultimamente, sempre que vou ligar a televisão sinto inconscientemente uma vontade enorme de voltar atrás e não completar a ação; deixando que ela permaneça ali, desligada, caladinha. Todavia, infelizmente, este é um hábito que está tão arraigado em nós - peço licença para incluí-lo aqui, caro leitor - que, involuntariamente, chego a completar o movimento e quando me dou conta ela já está ali de novo, ligada, falando comigo, me mostrando coisas que não quero ver nem ouvir.

Como sempre, as notícias que ela dá são as mesmas nada acontece de bom, continua tudo igual. Dia após dia, ouvimos as notícias de corrupção no governo, continuam as CPIs, nada se resolve nos aeroportos, o caos aéreo continua, continuamos vendo aviões que caem aqui, caem acolá, escolas desabando, greves por toda parte, hospitais fechando, desastres horríveis nas estradas, enfim, nada muda... Nada muda neste nosso Brasil.

E aí fico me perguntando... Até quando... Até quando meu Deus! Até quando nós, povo brasileiro, vamos ficar assim passivos?! Fico me perguntando de quem teremos herdado tanta passividade, tanta lassidão, tanta letargia? Até quando vamos permitir que nos façam de capachos, de panos de chão, de tolos para toda essa turma de corruptos que nos pisam sem dó e piedade? Até quando?

Será que só sabemos gritar e ir às ruas quando é para correr atrás de trios elétricos, de bandas de rock, de pagodeiros, de funkeiros, ou de paradas gay? Será?

Quando é que vamos criar coragem de ir às ruas para gritar, transgredir, reivindicar nossos direitos, vaiar também se for preciso, mas ir lá sim, mostrar para o mundo toda a nossa tristeza, nossa extrema indignação, nossa impotência diante de toda essa falta de respeito para com o cidadão decente que paga ali, direitinho, os seus impostos; temos de ir ás ruas sim, mostrar nossa insatisfação para com todos esses maus governantes, maus administradores que usam e abusam do dinheiro público em favor deles próprios!

Chega povo brasileiro! Acordemos! Vamos nos unir e tentar sair dessa letargia e ver se juntos conseguimos dar um basta em toda essa corrupção gritante que toma conta do nosso pobre país. Lutemos povo brasileiro, para ver se um dia, ao chegarmos a nossas casas, cansados de mais uma jornada de trabalho honesto, possamos ligar as nossas televisões sem sobressaltos, sem medo do que vamos ver ou ouvir, mas, que ao contrário, possamos ver e ouvir notícias de que o nosso país finalmente está se tornando um país melhor, um país decente.