O ERRO QUE ENSINA
Bruno Pessa

Pedro edificava sua vida da maneira que seus pais haviam planejado. Bem, não era um santo, mas fazia jus ao inspirador que o batizara. Sob a batina do pároco, deu seus primeiros passos, e não dava os seguintes sem consultar Nossa Senhora. Que Deus o acompanhasse e protegesse, pensavam os familiares, além, é claro, de São Pedro.

Paulo não sabia como havia chegado até aquele estágio de existência. Só se lembrava que errava. Lembranças turvas lhe ocorriam eventualmente, algum resquício de família pulsava por instantes. Era seu próprio porto, aberto a quem e o que se dispusesse a atracar.

Como o mundo é uma bola mesmo, num determinado momento seus itinerários poderiam coincidir. Até ali, não compreendiam a essência ausente que havia entre os prédios da universidade. Seguiam na escola, porque lá eu tenho aula, não posso estourar em faltas, tenho uma semana pauleira de provas e, se mancar e pegar DP, meu pai me mata.

- Cê pegou os textos no xerox?

- Peguei, amanhã te trago.

- Viu o que a Seleção aprontou ontem?

- Nossa, empatar com a Venezuela é triste, heim...

- Vamu colá na festa?

- Demorou...

Uma das panelinhas cozinhou uma amizade. Um papo besta e pintou um gosto diferente. Para Paulo, foi descendo com o resto. Pedro não engoliu bem.

- ...tava lá ela, na missa. Mal prestei atenção à homilia!

- Que que é isso?

- Homilia? Num tem religião não?

- Não.

Pedro supunha que muitos seguissem outras trilhas, ramificadas ou paralelas. Mas alguém que se recusasse a caminhar era inédito. Sua vida remetia a trechos de uma Bíblia contemporanizada. Porém, o livro de Paulo não tinha nenhuma nota de rodapé. E o que valia? As parábolas engrossavam a inquirição. Incomodado, Pedro se pôs diante do Pai. Visualizava Paulo, que não havia caído do cavalo nem jurado conversão - seguia avançando em sua falta de rumo. 

Outros Paulos apareceram a Pedro, que finalmente compreendeu. Disseram-lhe há muito tempo que católico correspondia a universal, para todos. Quando se deu conta de que nem a universidade é universal, viu que a essência era outra. Ainda um pouco ausente, mas suficiente para abrigar os Paulos errantes que há por aí.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.