ANJO CAÍDO
Luciana Priosta

Que chateação! Bem que avisei, aquela história de imagem e semelhança não ia dar certo... Mas enfim, Ele era onipotente, onisciente e tudo o mais, que fosse feita a Sua vontade. Depois deu no que deu e o Paraíso ficou lá, feito elefante branco, só dando manutenção. E a gente, sem a regalia do livre arbítrio, lá, ralando, cortando grama, fazendo árvore dar pão e mel, água jorrar nas fontes, uma trabalheira danada! E tudo isso para que? Para receber os mesmos imbecis que foram expulsos daqui, vai entender os desígnios Dele. Sabe lá o que é fazer o céu estar sempre azul, nem um sinalzinho de tempestade ou sequer garoa? E como manter aquele bruto jardinzão sempre verdinho sem chuva? Tá achando moleza? Tudo bem, tem aquela história dos quatro rios que banham o Éden mas quem você acha que Ele encarregou de fazê-los correr? Me diga? E olha, tô para ver coisa mais preguiçosa que rio para se mexer... a gente toca, toca, e bicho vai correndo lento e caprichoso. 

Coisas Dele, que poderia fazer tudo com um movimento do dedo mindinho, mas não, prefere que os trouxas aqui façam o trabalho. Tem uma turma aí que não concorda muito comigo. Apesar de todo o poder que Ele tem, acham que isso é sinal de que o Senhor é um ótimo líder, que sabe delegar e motivar a equipe, esse lenga-lenga todo. Mas essa turma nem conta muito pois são crias lá Dele. Aceitam e fazem tudo o que Ele manda. Nem param para perguntar por que. E olha que muitos deles de tanto puxar o saco Dele deixaram de ser anjinhos vagabundos e foram direto para o escalão superior. Só vendo para acreditar, São Tomé que me perdoe o plágio. Faziam tudo que Ele mandava, sem nem perguntar para que e ainda diziam que estavam aprendendo coisas novas, agregando valores para a equipe, pensando nos futuros moradores do Paraíso. Sabe, chega até a dar dó dos babacas. Acho que é o esse tal de espírito de equipe. Espírito, hunf! Que raio de espírito é esse que obriga todo mundo a acatar todas as ordens e trabalhar como cordeirinhos mansos? Deve ser espírito de porco isso sim! E a gente aqui, ralando, anjos menores e sem importância. 

Sabe, estes dias andaram espalhando por aí um monte de cartazes com a missão do céu. Acho que para ver se algum anjo trouxa cai. "Conquistar cada vez mais almas através de nosso produto único e diferenciado surpreendendo e encantando toda a humanidade, e blá, blá, blá...". Ora, desde sempre que a manutenção do Éden segue a mesma, desculpe o trocadilho pobre, mas segue a mesma religiosa rotina, para que estragar a grama trazendo aqueles idiotas queridinhos do Papai para acampar por aqui? Para que querer inventar moda? Missão, há, há! E céu lá tem missão? Para mim, missão deve ser uma missa beeeeem grande! Que frescura! E quando perguntaram por que a gente escondia as asas toda vez que tinha que ir falar com algum cidadão lá na Terra? Ora essa é boa! Agora vou ficar por aí desfilando asa para aquele bando de ignorantes que não sabem nem fazer uma coisinha tão simples quanto salvar a si mesmos? Se até Ele em pessoa já andou por lá explicando como se faz e foi tratado como foi, vou eu ficar desfilando minhas penas por aí? Escondo mesmo! Minha condição angélica não é da conta daqueles babacas. Eu faço a minha parte, oras. Se querem me ouvir, tudo bem, se não que vão para o inferno mesmo. 

Aliás, o inferno anda com uma propaganda ótima e uma turma muito legal. Saem sempre juntos e não economizam no espetáculo, não. É fogo, é enxofre, gelo seco e raio laser! Sim senhor! Precisa ver só a multidão que eles arrastam atrás de si. Na hora de comprar umas almas não brincam em serviço, todos juntos vão para cima, como um bando de aves de rapinas. Tá bom, eu sei que aves de rapina não formam bandos, mas vocês entenderam. Eles sim são uma turma bacana. E olha que eles não ralam nem a metade que a gente rala aqui! Vivem num bacanal eterno se divertindo de montão! Sabe, dá até inveja dos caras, um vidão que só. Mas é claro, não ficam perdendo tempo com manutenção de jardim, com florzinhas ou firulas, e não estão nem aí para onde caminha a humanidade. Agitam a calda, cospem fogo e mandam brasa já que têm a cabeça fresca e não ficam fazendo trabalho idiota. Aposto que o chefe lá deles pensava como eu, se encheu e abriu sua própria empresa. Cara esperto, só faz o que gosta e cada dia que passa só faz expandir seu negócio. É só ver a quantidade de guerra, peste e miséria que tem lá na Terra. 

E tem mais, se tem problemas com seus subordinados, rasga logo o verbo e aí é um quebra pau de dar gosto! Não tem essa de "meus queridos, paz, paz...", o palavrão come solto! Mas também, quando seus diabinhos dão uma dentro, é uma festa sem fim! Sexo, drogas e rock'n'roll fica parecendo brincadeira de anjinho. Isso que é ambiente de trabalho... Do jeito que as coisas vão, não demora muito e eles abrem uma sucursal do inferno aqui no céu. Ia ser o Paraíso... 

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.