AO
AMOR DA MINHA VIDA
Nilda Brandão
Estava aqui olhando essa tela branca e pensando que eu nunca dediquei nenhuma crônica ao meu amor maior nesse mundo, não sei porque, deu uma vontade enorme de falar dele hoje. Acho que é porque eu penso nele o dia todo, fico preocupada pensando como ele está, se está bem, se está feliz. Esse texto é para o meu amorzinho.
Nosso namoro durou pouco menos de 9 meses e aí, lá estava ele nos meus braços pela primeira vez. Eu lembro quando ele nasceu, eu estava lá, super infeliz, com dores do parto, triste e desanimada, e numa posição horrível! Então chegou a enfermeira e disse:
- Olha só quem veio mamar?
Eu sentei na cama, toda desajeitada e cheia de dores (a anestesia estava passando e o corte da cesária doía horrores), e o peguei nos braços pela primeira vez, a enfermeira me ensinou a segurar (porque eu nunca tinha segurado um recém nascido antes) e eu o encostei no meu peito, ele dormia tão despreocupado e eu disse:
- Não é o bebê mais lindo do mundo?
Olhei para ele, inchadinho ainda, mas quando ouviu minha voz, fez um esforço enorme para olhar prá mim..... PUM!! me apaixonei!
Foi assim: amor a primeira tentativa de vista!
Desse dia em diante eu, que sempre fui o centro das minhas atenções, que sempre fui a pessoa mais importante do meu mundo, tirei o holofote de mim mesma e coloquei nele.
Na verdade achava que ele não regulava bem, ficar todo tranqüilo daquele jeito, todo despreocupado e tão entregue a uma menina. Vocês não imaginam o medo que isso dá, ser responsável por alguém, mas isso passa logo, é só ele te dar um sorrisinho que você esquece que não tem experiência no assunto.
E quando a gente tem um filho, acontecem umas coisas mágicas com a gente: primeiro, passamos a doar mais. Você sai do centro do universo para dar lugar a ele, e faz isso sem a menor pontinha de arrependimento. Você quer gritar ao mundo OLHA MEU FILHO ! OLHA COMO É LINDO ! OLHA COMO É INTELIGENTE ! e o exibe com o peito estufado de orgulho.
Depois você redescobre como o mundo pode ser maravilhoso e cheio de surpresas : a primeira vez que ele fala mamãe, a forma como ele aprende as palavras e o significado das coisas, a primeira vez que ele põe comida na boca com a colher sozinho ! não tem emoção igual ! ele descobre o mundo com um entusiasmo que contagia ! e você se vê contagiado por toda essa euforia e descobre que uma colher pode ser motivo de alegrias infinitas.
E quando ele anda então ? Eu tive a felicidade de fotografar o primeiro passinho dele. Precisa ver sua expressão de alegria: é como se dissesse "olha prá mim ! eu sei andar como vocês !!" o mundo, definitivamente tem mais cor sabor e alegria quando visto do ponto de vista de um bebê.
Hoje ele não precisa tanto assim de mim, e está crescendo lindo e forte e continua me enchendo de orgulho.
O tempo passou, hoje ele já está com 11 anos, mas eu continuo aqui, gritando ao mundo OLHA MEU FILHO ! OLHA COMO ELE É LINDO ! OLHA COMO ELE É INTELIGENTE !!! Será que as mães um dia crescem ?
Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.