A
COMISSÃO
Fernando Zocca
A pele macilenta do rosto obeso indicava complicações gástricas. Apesar da aparente sisudez demonstrada naquela face, a desordem orgânica e a adptação eram as preocupações axiais.
Os cabelos curtos, espessos e densos, claros e quebradiços, denotavam escassez de umidade. Resíduos epidérmicos desprendiam-se do couro cabeludo pontilhando a camisa e a testa estreita.
As sobrancelhas finas ornavam os olhos esbugalhados, salientes nas cavidades oculares. As olheiras enfeavam o semblante evocando máscaras negras de quem não largava a gandaia.
O queixo, que um dia fora duplo, mostrava pelancas exorbitantes. Era a memória do que tinham sido os longos dias em que a gula determinava as regras comportamentais.
As mãos alvas e róseas indicavam atividades sedentárias. A largura do bumbum corroborava as suspeitas.
O nariz que um dia fora recoberto por camadas grossas de tecido adiposo, mostrava-se agora magro, sem muito sebo. As fossas nasais, antes estreitas e congestionadas, faziam-se ver no momento, abertas e desimpedidas ao fluxo aéreo.
As orelhas, dantes mais fofas, estavam enxutas e qualquer cotonete fino se incumbia de sacar o cerume emergente nos pavilhões presentemente enormes.
Grande capitão! Aquele que um dia fora esférico e grande massa compacta de gordura, hoje se pode dar ao luxo de ensaiar alguns passos tênues entre os arvoredos oxigenantes da fazenda oligárquica.
Aquele peito peludo mostrava mais os excessos de testosterona sintética, consumida artificialmente, do que os supostos atributos inatos de macho pimpão.
Mas era uma pena! Aqueles esforços todos que fizera, para galgar o posto muito bem remunerado, foram motivados pela fome. E que paradoxo! Agora com as mãos na bufunfa, com a qual pagaria toneladas de pizzas, pouco poderia consumir. O regime sério a que se submetia era o que lhe salvava e mantinha a vida.
Seu lema de ora em diante, seria: bolso cheio, mas barriga vazia.
As palavras que inventara, os neologismos, os boatos que criara, os enganos, os mal-entendidos, os qüiproquós, as meia verdades e sugestões, foram armas que usara na escalada arrivista. Deveria manter a posição. E o faria empregando a bagalhoça do povo.
Mas pizzas com guaranás, picanhas mal passadas, feijoadas e bolos de fubá; quindins e brigadeiros ele podia esquecer. Aquilo tudo, fazia parte de um passado distante.
Bem distante.
Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.