AFRODISÍACO: A TFP E AS SITUAÇÕES MODERNIZANTES
Doca Ramos Mello
E tem alguma explicação para as razões que levam os filhos a se comportarem com vigorosa oposição aos padrões de educação que receberam?
Por conta de algo do gênero, Alfredo Henrique de Souza Dantas da Silveira e Motta, ilustre rebento de troncos tradicionais, vem atiçando um ataque de nervos na família, ao apresentar total dissonância em relação aos valores a ele transmitidos no berço.
A avó paterna tem uma teoria picante sobre o comportamento do jovem neto, embasada desde os tempos em que o filho dela, um Silveira e Motta de fibra e têmpera, "enrabichou-se pela loirice azeda" da nora, para seu desgosto completo. A veneranda senhora credita pois, os problemas do rapazinho ao relaxo da nora, a quem classifica como "criatura amolecida pelo sangue quatrocentão deturpado de sua família de origem tortuosa", cuja herança, costuma relatar com sarcasmo, fora dilapidada em tonéis de bebidas destiladas, na furiosa convivência com toda sorte de mulheres de vida airada e mal-disfarçados gigolôs, e nas roletas. "Arruinados", afirma de nariz em pé. E se arrepende de não ter botado mais força para evitar o casamento do filho.
Já a avó materna - aquela das bebidas destiladas, etc - vê as coisas com um olhar um pouquinho mais atualizado, adotando a velha estratégia da "mãe margarida", para quem tudo poderia ser muito pior, por isso...
Alfredo Henrique não está nem aí. Juntou a família toda num jantar para dar-lhes a grande notícia: "Vou sair pelado na revista". Mais não disse, limitando-se a erguer um brinde e dar sonoras gargalhadas diante do clã, tendo saído de cena.
O jantar gorou. Se entre a ala jovem o clima era de aprovação e "sarro", as avós iniciaram um bate-boca violento, houve uma chuva de ataques recíprocos e muita roupa suja foi lavada ainda antes da sobremesa. A "loira azeda" soltou um risinho cínico em direção à sogra, que se sentiu tão desconfortável a ponto de decretar encerrado o assunto.
Tia Lola, solteirona e amarga, última donzela dos Silveira e Motta, teve um tremilique poderoso, suou frio e se arrepiou inteira, ai que Alfredo Henrique tivera o dom de lhe dar uns idéias afrodisíacas... Tia Lola sempre foi meio amalucada, mas sabe das coisas como ninguém...
Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.