A GRANDE QUARTA-FEIRA
Marcel Agarie

Gostaria de começar esta crônica com a origem dos dias da semana. Sem muito sucesso, não consegui descobrir suas origens e nem saber porque os dias "úteis" da semana antecedem a palavra "feira" (segunda-feira, terça-feira, quarta-feira...). Quando eu era pequeno, pensava que a palavra "feira" era porque tinha "feira livre" naqueles dias, porém mais tarde, comecei a reparar que meus pais me levavam às feiras livres aos domingos também, o que me fez imediatamente mudar de idéia.

Deixando as "feiras" para lá e pensando apenas na quarta, graças ao tema abordado, comecei reparar o quanto que a quarta-feira é importante em meu dia-a-dia.

Quarta-feira é dia de rodízio para os carros que tem a chapa final 5 e 6. O meu carro o final é zero, mas o da minha namorada é - acho - final 6 e por isso, todas às quartas-feiras lhe dou carona até o trabalho, e aproveitando este encontro matinal às quartas, tomamos café da manhã no Mccafé próximo de onde ela trabalha. Adoro comer croassant (não sei se é assim que escreve, mas é assim que se fala) e tomar leite com chocolate. Só de pensar, torço para chegar logo a quarta-feira.

Quarta-feira é dia de crônica de Mario Prata no Estadão. Todas as quartas, chego no trabalho, ligo o meu computador e já me conecto com o site do Estadão a procura de suas crônicas e seus textos cômicos, e assim começar o dia da melhor maneira possível: de bom humor.

A quarta-feira não é melhor que a sexta, porém é muito melhor do que a segunda, pois é na quarta, no final do expediente de trabalho (isso para quem trabalha), que começa o clima do final de semana. É na quarta que percebemos que a semana já está pela metade e faltam dois dias para o final de semana. Eu, particularmente, adoro lembrar disso.

Como estou falando da quarta-feira em minha vida, pesquisei o meu passado e descobri que por pouco não nasci em uma quarta-feira, e sim em uma quinta-feira de setembro do ano de 1979. Aproveitei e pesquisei também o meu futuro, e pude constatar que se eu viver durante 100 anos, comemorarei meu aniversário 14 vezes em pleno meio de semana. Que loucura!

Enfim, preciso entregar este texto até meia-noite de sexta-feira e confesso que devido a falta de tempo, as idéias estavam um pouco escassas e estou gastando os meus últimos cartuchos de neurônios nesta noite de quinta-feira, para falar de um dia da semana que é tão simples como os outros, mas tão importante para todos nós. A grande quarta-feira.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.