FOLHA EM BRANCO
Suzi Stimpel
 
 
Dedicado à minha prima Viviane

Professora legal é aquela que, quando a gente se atrapalha na prova e erra o texto da redação, dá uma folha em branco para começarmos de novo. Ela confia e dá uma chance.

Há quem diga que com as coisas que a gente faz na vida, deveria ser assim também. Seria bom se, quando a gente errasse, Deus mandasse um anjinho lá do alto com um canudinho dizendo: "aqui está sua nova chance. Comece tudo outra vez."

Acredite ou não, isso acontece! Mas é tão difícil perceber quando Deus nos manda uma folhinha em branco! Ele vive nos dando toques e sugestões, mas nem sempre a gente consegue entender as mensagens divinas. Afinal, quem somos nós, míseros mortais, para perceber quando a trombetinha está soando para o nosso lado, anunciando que o anjinho está chegando da papelaria!

As sugestões de Deus são muito sutis, mas a folhinha em branco ele manda, sim! Pena que é somente quando se perde definitivamente a chance que se percebe o quanto Ele nos avisou, quantas folhinhas em branco Ele nos mandou.

A gente tem que saber aproveitar todas as folhinhas em branco que chegam até nós, pois a vida passa muito rapidamente e escorrega como geleca, aquela melequinha gosmenta com que as crianças gostam de brincar. E, para substituir a vida, não há folhinhas em branco.

Mas se eu tivesse algum poder eu é que iria dar uma sugestão para nosso Pai Celeste. Eu diria, bem delicadamente, do jeito que a gente fala com os pais quando sabe que, com certeza, vai levar uma grande bronca: "será que o Senhor não pode mandar uma folhinha nova quando alguém morre sem a gente esperar?" Sabe, paizão, como naqueles filmes que o cara morre, mas implora uma chance quando chega no céu e o Senhor dá. Será que não dava para ser um filme também com algumas pessoas?"

"Sabe, Deus, é que na semana passada, meu Tio Balofo se foi. Sei que minha sugestão é muito egoísta, pois tanta gente querida de tanta gente morre todos os dias. Tantas são as tragédias que ceifam vidas, mas esse era o MEU TIO BALOFO."

O que será que Deus responderia? Bem, não custa sonhar um pouco: "É... quando alguém fecha os olhos para este mundo, filha, é porque já esgotou o referido reparte na Papelaria do Senhor, pois recebeu todas as folhinhas em branco a que tinha direito. Agora, vai ter que hibernar até o Dia do Meu Juízo".

E como Adão e Eva fizeram-nos o favor de desobedecerem ao Senhor no Jardim do Éden, herdamos o pecado e estamos até hoje gastando milhões e milhões de folhas. Até que Deus tem paciência demais conosco. Haja celulose!

É por isso que a gente tem que viver bem a cada dia. Não custa nada pegar o telefone, ligar para sua melhor amiga, sua mãe, seu pai, seus irmãos, colegas, enfim, aquelas pessoas legais mesmo, do peito, e dizer: "I just call to say I love You". Nunca é demais dizer o quanto se gosta de alguém, e também não tem nada de babaca nisso. Fica valendo como sugestão de quem já teve algumas perdas.

Vamos fazer letrinha bem miúda para aproveitar as folhas em branco totalmente. Sei que, apesar dos percalços, meu Tio Balofo preencheu sua cota como quis. E é assim que cada um escreve as páginas de sua vida. Deus é "um cara" (com todo respeito!) que gosta mesmo de folhas em branco. Ele é especialista em escrever certo por linhas tortas.

 
 
fale com a autora