ALUNIS DO COLÉGIO VIRGO POTENS
exercício literário proposto por uma das professoras e incentivado pelos Anjos de Prata
 
 

QUIMERA DE NOVOS TEMPOS
Amanda & Tiago

Cada vez mais a paz mundial parece uma quimera, outro dia espantei-me ao ligar a Tv e ver um fato um tanto quanto curioso e monstruoso, os EUA, maior potência mundial e símbolo de hegemonia política e econômica sendo atacado por um grupo terrorista de um país miserável, o Afeganistão está atualmente sendo contralado por um grupo político radical religioso chamado Talebãn, estes que na última semana seqüestraram aviões norte-americanos e propositalmente chocaram-os contra o Pentagono e as famosas torres gemêas, The World Trade Center.

As conseqüências foram catastróficas, cerca de 2000 mortos e 5520 desaparecidos. Hoje, o presidente americano George W. Bush, declarou a chamada "guerra da justiça eterna" contra ao Afeganistão, ao Talebãn, ao Ozama Bin Laden e seus seguidores.

Portanto, parece que mesmo depois de tantos conflitos, os homens ainda não aprenderam que guerra nunca resolve problema algum, e sim traz conseqüências lastimáveis para toda a população mundial.

*****

Amanda: nascida dia 13/06/1985 em Guarulhos, é estudande do 2º ano do ensino médio, tem 3 irmãs e pretende seguir carreira de relações internacionais.
Tiago: nascido dia 28/11/1984 em Guarulhos, é estudande do 2º ano do ensino médio, é evangélico e pretende ser político, afim de ajudar os desfavorecidos.

PRÉ-CONCEITO: SENTINDO NA PELE
Bianca Thomaz Fernandez
Fábio Sheiji

Numa sociedade como a nossa acabamos perdendo nossa liberdade de expressão.

O simples fato de escolher com qual roupar sair e vestir pensando no que os "outros" vão pensar já é uma auto-censura.

Nas cidades existem várias " tribos" que se diferenciam pela roupa, modo de andar, esporte, tipo de música e isso faz com que tenha rivalidade e preconceito entre elas.

Todos já tivemos preconceito ao olhar a pessoa e pensar: " credo! Não vou com a cara daquela pessoa", só pelo fato dela ser diferente.

O atentado aos Estados Unidos deixou explícito o preconceito à religião em que uma pequena parcela da população comete um crime e acaba generalizando esse pré conceito sobre os outros que não tem culpa.

Só entendemos isso quando sofremos preconceito desta sociedade que não nos deixa viver.

Portanto, faça o que deseja fazer respeitando o modo de viver dos outros.

*****

Bianca e Fábio: Temos 16 anos e somos estudante do 2º grau.
Esperamos que gostem!!!

A CONSCIÊNCIA DE CADA UM
Bruno Keler
Regina Santos

Será que você está vivendo bem? O mundo pensa em começar uma guerra, mas nós não queremos e o que fazer se o George W. Bush não nos ouve?

Começe a olhar a sua volta e veja que a guerra está mais próxima do que parece.E a guerra no Senado? Não tem fim a busca pelo dinheiro roubado...

Medingos sendo expulsos de seu pequeno barraco, crianças sem escola,etc. Precisa de mais desgraças? Não adianta fugir de seu país, enfrente a realidade e torça para que o presidente dê apoio ao lado certo. Será que tem lado certo? Não, é melhor torcer por um Tratado de Paz. Respeite todos igualmente, já é uma solução. Ah! E reze bastante, mas reze com cuidado se não você pode ser atacado.

*****

Alunos do segundo ano do ensino médio, amigos desde a oitava serie. O Bruno pretende fazer veterinária, a Regina pretende fazer biologia. Os dois têm namorados... Adoramos nós divertir com os amigos e somos bons alunos na escola, o Bruno nem tanto.

VIDA, O QUE TENS PARA NÓS?
Crisálida WD

Sou capaz de afirmar, sei que vivo mas não sei porque vivo? Como acordamos, abrimos os olhos, temos o prazer de desejar o café da manhã, plantamos a esperança de que o dia será um sonho: tudo dará certo, só ganharemos, teremos concluído todas as expectativas...

Pufff... foi mais um dia, ou mesmo micro situações. Muitas nem demos conta como: o vento mais carregado de poluição, o olhar maroto de um homem solitário,businas e businas, sorvete derretendo, arrepios de tristezas por tantas vezes que esqueceu...

Vida é um micro para o macro , o sonho do prisioneiro, o desejo do amor, a falta do atrasado, o ponto de exclamação do assustado. Mesmo que bem próximo a defloração das almas pobres estejam infelizes, você vive o seu próprio momento deixando assim viver-se por viver. Quanto tenho e o quero para poder viver em sonhos de vida para uma vida certa de paz. Dentro de mim, antes de qualquer manifestações externas, pois só vivo se o mundo viver.

*****

Crisálida WD, adoradora de leitura e pesquisadora do comportamento do jovem perante o ler.

A ÂNSIA DE VIVER
Daniele S. Oliveira
Denise Maruoka

Nunca se ouviu falar tanto em vingança, em um sentimento de rivalidade e de preconceito como agora, todos parecem se unir por um único objetivo, o bem armado para combater o mal incognitivo.

Todos parecem ter perdido a verdadeira essência do que é vida, pois distrói-se um ser humano em nome de Deus, como se este fosse os ensinamentos por ele deixado.

Viver portanto é agredir sem aceitar a agressão, não dar a mão a palma- tória, não admitir um erro, colocar a palavra `perdão' em extinção, trocando-a por retalhação. Viver em função do errado querendo-o consertar com um erro maior ainda.

Não deixando que as pessoas possam realmente ansiar pelo futuro de paz e harmonia para a alegria constante do que elas pensam ser vida.

*****

Estudantes, 16 anos, moramos em Guarulhos - SP
Daniele: gosto de dançar e escrever crônicas. Denise: gosto de ouvir música e sair.

A LEI DA SOBREVIVÊNCIA
Gláucia & Mirela

Há pessoas que tratam as crianças como brinquedos, que no início são lindos e maravilhosos, mas que no final são ignorados, sem a menor consideração.

Viver não é simplesmente sentir os órgãos de seu corpo funcionarem, viver é ter princípios, é valorizar o próximo, coisa que o governo não costuma fazer.

Tudo seria muito melhor se os governantes investissem mais na educação, na moradia para menores carentes.

Conheci a história de Roberto, um trombadinha que vivia nas ruas de São Paulo. Assaltava homens e na sua maioria as mulheres. Trágico destino de Roberto, seus dias passaram a ser contados a partir do momento em que assaltou a esposa de um membro da polícia criminal.

Roberto levou tudo o que pôde no assalto para alimentar a sua família.

O esposo revoltado, reagiu bruscamente matando a pobre criança.

Talvez se estivessem deixado a criança viver ela poderia ter uma chance de se tornar alguém de bem já que sua ação prejudicou o seu próprio filho Junior, uma vez que os dois eram grandes amigos.

*****

Glaucia e Mirela, do 2ºB. Temos 16 anos e futuramente faremos algo de bom para a nossa sociedade.

VIVER É IMPORTANTE
Ieda Torres Rocha
Felipe Martins da Cunha

O ser humano possui algo que não pode ser desperdiçado, muito menos ser tirado por outro ser humano, a vida.

Com violencia, ele provoca conflitos que matam, não se importando se estão matando inocentes ou não.

Viver é uma palavra que vem sendo desprezada pelas autoridades, que, gananciosamente manupulam a maioria da população para seu próprio benefício.

Essa população não pode se esquecer que, acima de tudo, vem a vida e como só se tem uma é preciso cuidadar dela, podendo amar e ser amado, com alegria e amigos. Viver ao máximo sem medo de ser feliz!

*****

Ieda & Felipe, ambos com 16 anos de idade, cursando o 2º colegial.

É PRECISO SABER VIVER
Isaías & Luciana

Sair de casa ás 7 da manhã e chegar ás 20 horas é a rotina de muitos brasileiros. Não se preocupar com a saúde, com o lazer e com as pessoas que estão ao seu redor também é um defeito da sociedade de hoje. Na maioria das vezes as pessoas fazem isso por não ter outra saída, precisam trabalhar muito, alguns até em dois empregos, para poder proporcionar as seus filhos uma realidade que poucas pessoas podem ter.

Se não bastasse a questão financeira, existe também doenças que podem prejudicar aqueles que se dedicam muito ao trabalho. Uma dessas doenças é o stress que deixa a pessoa nervosa com tudo e com todos, prejudicando seu trabalho e sua convivência com outras pessoas. O melhor remédio para o stress são umas boas férias, e dedicar-se mais a você.

Por isso trabalhe mas saiba viver a vida.

*****

Isaías e Luciana: Alunos do segundo ano do ensino médio, somos namorados e gostamos de curtir a vida junto com nossos amigos. Salve o tricolor.

RESPEITAR É VIVER
Jessica Nilo Galvão
Higor Lanznaster Padula

Desde trinta anos atrás a Irlanda do norte está em guerra entre católicos e protestantes, onde católicos apenas querem viver sem intervenção da Inglaterra, mas os protestantes começaram um conflito com o intuito de controlar a Irlanda do norte.

Com este conflito crianças católicas sofrem discriminações. Elas sofreram atentados a bomba, onde morreram três pessoas e um cachorro. Ressaltando também as diversas ofensas morais, direcionadas as crianças católicas a caminho do colégio, que obrigatoriamente passa em uma rua onde moram os protestantes.

O direito da escolha da própria religião é algo tão pessoal, que outras pessoas não têm o direto de se opor a essa escolha. Portanto o viver de cada um é o viver da humanidade.

*****

Jessica & Higor, ambos estudantes com 16 anos de idade.

DEUS SALVE A AMÉRICA!
Juliana Martins da Silva

No dia 11 de setembro de 2001 , um atentado terrorista mata milhares de civis nos Estados Unidos.O mundo pára em frente aos meios de comunicação , e uma semana depois o presidente George W. Bush declara : " Estamos em guerra ".

No dia do atentado me veio à mente uma música do finado Raul Seixas que dizia assim : " O empregado não saiu pro seu trabalho pois sabia que o patrão também não tava lá , Dona de casa não saiu pra comprar pão pois sabia que o padeiro também não tava lá , E o aluno não saiu pra estudar pois sabia que o professor também não tava lá , E o professor não saiu pra lecionar pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar ".Foi assim que eu senti o mundo naquele dia.

É curioso ver como o medo do terrorismo dominou o mundo inteiro , e como esse medo se misturou ao dó e ao ódio de todos os estado - unidenses.E como eu já disse , em uma semana , a declaração da guerra.E é nesse ponto que todos nós deveríamos parar para pensar : a Guerra.

Se foi tão doloroso para aquela nação milhares de seus civis mortos , porque é que eles vão devolver na mesma moeda , matando os civis do Afeganistão , que já é um país arrasado por guerras e grupos terroristas ?

Antes de condenar toda uma população , deveria se analisar todo o caso primeiro.Devemos nos lembrar de um outro atentado ao WTC, atentado no qual os americanos incriminaram grupos terroristas de todo o Oriente Médio , mas acabaram descobrindo que foi um americano quem cometeu tamanho crime contra a vida.E em termos de governo , devemos nos lembrar dos milhões massacrados na guerra do Vietnã.

O que mais me assusta é a quantidade de jovens que já estão colocando seus nomes na lista para ir à guerra.A alguns anos atrás , os jovens americanos manifestaram contra a dizimação da população jovem americana na guerra vietnamita.O sentido da vida está se perdendo no manto negro da vingança.

Esse povo , que um dia quis viver ,parece que hoje está querendo morrer , e interromper a vida de outros também.Que Deus coloque no coraçãozinho de cada um deles um pouco do verdadeiro sentido da vida : amar a própria vida , e viver por ela.Quem sabe assim eles nos deixem viver.

*****

Juliana: tenho 16 anos e moro em Guarulhos. Sou estudante, não trabalho, nos fins de semana saio para bares de rock. Gosto de rock, música eletrônica, sou fã dos Beatles, também gosto muito de história, me interesso por temas ligados ao comunismo. Para se corresponder comigo, meu e-mail é: julianabebada@ig.com.br

SEM TÍTULO
Marcia Mantovani
Lenita Beltran dos Santos

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz..." Roberta acreditava que esse frase deveria fazer parte da vida de todos. E não entendia o por quê das pessoas não se gostarem, se isso só traz tristeza e desafeto.

Num dia de inverno, com a temperatura muito baixa, Roberta era médica e saiu para trabalhar no pronto-socorro de um hospital público. Ao parar num farol, viu crianças pobres pedindo dinheiro para comer. Elas estavam vestidas com trapos e muitas delas já estavam ficando doentes. Não entendia como os pais tinham coragem de abandonar seus filhos nas ruas, passando fome, frio e necessidade. Como sempre, Roberta fechou o vidro do carro quando uma das crianças se aproximou pedindo comida. O farol abriu e Roberta deixou a criança no meio da rua, sem nem olhar para ela.

Chegou no hospital e começou a atender seus pacientes. Quando estava quase na hora de ir para casa, chegou no hospital uma criança em estado grave. De repente ela se lembrou que a criança era a mesma que lhe pediu comida no farol.

Roberta fez tudo o que podia mas a criança morreu. Se sentindo culpada por ter sido, de uma forma ou de outra, responsável pela morte da criança, decidiu mudar seu jeito de viver. E foi a partir disso que Roberta decidiu ajudar as pessoas à melhorar as suas vidas. Ela se tornou voluntária em um orfanato e em um asilo. Lá Roberta dá amor e carinho a quem a sociedade rejeitou. Agora ela sente que aprendeu que a vida pode nos surpreender e nos mostrar o caminho certo.

*****

Marcia & Lenita: ambas com 16 anos de idade, estudante do 2º Ensino Médio. Fizemos esta crônica para mostar às pessoas que a vida merece respeito e esparamos que vocês gostem.

EUA? SIM EUA!
Thiago Damião Santana

Anda acontecendo coisas estranhas pelo mundo com o atentado ao EUA na ultima semana do dia 11 de setembro, que dois aviões se chocaram com dois predios de NY, que lastima, eu fiquei super chocado. Mas com esse atentado, gerou varios criticas aos paises arabes.

Quem é o culpado, nao sabem? hahahaha, esse cara é muito bom mesmo.

Esse homem é bilionario, se você tivesse o dinheiro que ele tem você investiria no que? Não em guerra né? Pois ele sim, não sei, ele poderia investir em seu pais, ou mesmo que ele não queira ajudar o pais ele poderia viver uma vida de playboy mas não, prefere gastar com guerra, esse homen esta por fora mesmo né?

Achou que não tem mais nada, esse cara é muito burro!

*****

Sou estudante, tenho 17 e estou no segundo colegial.

 
 
fale com os Anjos de Prata